Enviar a matéria abaixo por email
seu nome:
seu email:
nome do destinatário:
email do destinatário:
mensagem breve:

NewZ - em 19/01/2010

Zico explica demissão no Olympiacos

Em contato telefônico com a equipe do ZNR, Zico explicou detalhes de sua saída do Olympiacos. Ele se mostrou surpreso com a forma como a demissão do clube foi conduzida após apenas quatro meses no cargo.

Zico, você foi pego de surpresa com a demissão?
R: Ontem à noite conversei com o vice-presidente do clube e ele me passou que havia pressão da torcida, da imprensa, para que eu fosse demitido. Respondi que achava normal isso e que estava tranqüilo para seguir meu trabalho. Mas o dirigente insistiu, apesar de dizer que não havia como o clube respeitar o que estava previsto em contrato. E ficamos assim, já que o presidente não está aqui. Hoje pela manhã fui informado da demissão pela internet.

Ninguém ligou para você? Não houve contato com a diretoria?
R: Isso foi o pior. Descobri que havia sido demitido através do site do clube na internet, às 11h42. Eu, o Edu e o Moracy. Uma hora e vinte minutos depois, eu recebi uma carta de demissão em grego e em inglês entregue por um oficial de justiça aqui na minha casa. Nunca tinha visto isso antes. Fui demitido por oficial de justiça como se tivesse feito alguma coisa errada.

Qual o balanço que você faz do trabalho aí no Olympiacos
R: Foram apenas quatro meses, mas acho que tivemos bons resultados. Para se ter uma ideia, de acordo com o contrato, a minha renovação tinha uma cláusula que, se o time terminasse em primeiro ou segundo no campeonato, poderia haver rompimento de minha parte sem multa. Estamos em segundo e, apesar dos 7 pontos atrás do líder, temos chance porque faltam 12 rodadas. O time está nas oitavas da Liga dos Campeões e tivemos cinco derrotas em 21 jogos. Então, estava pronto para seguir o meu trabalho. Infelizmente, o contrato foi rompido dessa forma.

O que você vai fazer agora?
R: Vou atrás dos meus direitos na Justiça. Estou conversando com advogados, o documento que recebi traz argumentos que não fazem sentido para a minha demissão e tudo foi feito para um rompimento litigioso. Eu lamento. Tenho uma semana para deixar a casa, que é do clube, mas vou ficar mais um tempo na Europa antes de voltar para o Rio.

E os planos para o futuro?
R: Confesso que estou muito triste e desiludido com o futebol. Esse é até o tema da minha coluna que devemos publicar aqui no site ainda hoje. Tem a ver com a violência que vi e vivi aqui, mas que vejo no futebol em todo o mundo. Já não é seguro trabalhar no futebol. Não sei ainda o que fazer e vou pensar nisso com calma. Só queria agradecer a todos que me apoiaram aqui na Grécia, e principalmente a quem mandou e-mail e está deixando mensagens no meu Blog. Acho que vou seguir o conselho de um deles, o Alex Carvalho, que pode simbolizar todos os internautas. Ele sugeriu um ano parado, descansando com a minha família. Olha, é isso mesmo que eu devo fazer.